CEEd/RS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA AL/RS
PLANOS DE EDUCAÇÃO - PNE-PEE-PME
Publicação:
O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) participou, na manhã de hoje (28/11), da Audiência Pública de iniciativa da Deputada Patrícia Alba, Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS, atividade integrante do Ciclo de Debates – Educação Agora.
A Mesa contou com as palestrantes, Professora Néri Barcelos, Subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar da Seduc/RS; Profª Drª Maristela Guasselli, gestora da Educação e consultora da Unesco; Profª Drª Fátima Anise Rodrigues Ehlert, Presidente do Conselho Estadual de Educação do RS e a Drª Cristiane Della Méa Corrales, Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul versando sobre “o Novo PNE e a construção dos Planos de Educação do Estado e dos Municípios, sendo mediada pela Deputada Patrícia Alba.
A Presidente do Conselho Estadual de Educação, Fátima Ehlert, indicou que o fundamental para a elaboração dos planos municipais é fazer o diagnóstico correto da sua realidade e, posteriormente, criar metas e estratégias possíveis. "Precisamos saber o que já fizemos e os desafios a serem trilhados”. Ela explicou que o Conselho tem monitorado as ações educativas dentro das perspectivas do Plano de Educação, como forma de fortalecer a política de estado. "Aquilo que não alcançamos, em termos de objetivos e metas, em uma gestão precisa continuar para que os novos gestores pensem em outras formas de atingi-los", atestou.
Fátima Ehlert também abordou sobre a atuação dos Conselhos de Educação no sentido da regulação, orientação e acompanhamento das políticas previstas nos Planos, ao avaliar o cumprimento dos prazos e responsabilidades institucionais. Para a educadora, ao fortalecer a articulação entre estados e municípios, os Conselhos asseguram transparência no processo de implementação dos Planos e promovem o alinhamento das políticas educacionais do PNE e, sobretudo, contribuem para que os Planos se convertam em ações efetivas.