POSSE DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Publicação:

Posse Presidência  08 03 2023
Posse Presidência 08 03 2023

Na manhã do dia 08 de março de 2023, às 9h30min, aconteceu no auditório da FAMURS, a Sessão Solene de Posse da Presidência do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do  Sul (CEEd/RS), para gestão do biênio 2023/2025, eleitos em Sessão Plenária do dia 14 de dezembro de 2022, conforme disciplina o  Regimento Interno do Órgão.

thumbnail PHOTO 2023 03 09 23 46 37 (4)
10090951-thumbnail-photo-2023-03-09-23-46-37-4.jpg

Foram empossados, a Conselheira Fátima Anise Rodrigues Ehlert, ao  cargo de Presidente e o Conselheiro Oswaldo Dalpiaz e a Conselheira  Carla Tatiana Labres dos Anjos, 1º e 2ª Vice-Presidentes, respectivamente.

Após aberta a Sessão, e por tratar-se do dia Nacional da Mulher, a assistência foi agraciada com  a apresentação artística  dos alunos que integram o Projeto Música na Escola, composto por alunos da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles e do  Colégio Júlio de Castilhos, acompanhados pelo Coordenador do Projeto, Senhor Mário Mantovani. Este projeto tem por objetivo proporcionar o ensino e a prática de música para os estudantes interessados advindos de instituições de ensino da rede pública estadual, colaborando assim para seu desenvolvimento cultural e social.

O referido Projeto iniciou em junho de 2022, na Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, por iniciativa do empresário Mário Mantovani, em parceria com a escola, na qual é ex-aluno do curso de Design de Interiores. O grupo iniciou com apenas 4 alunos e foi crescendo, contando hoje, com 12 alunos de três escolas da rede estadual.

thumbnail PHOTO 2023 03 09 23 46 37 (2)
Alunos do Projeto Música na Escola.

A Mesa de abertura da cerimônia foi composta pela Senhora Janaina Franciscatto Audino, Subsecretária da Governança  e Gestão da Rede Escolar; Dra. Luciana Cano Casarotto, Coordenadora do Centro de Apoio da Infância, e da Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério  Público Estadual; Senhora Maristela Ferrari Ruy Guasselli, Presidente da UNDIME/RS; Conselheiro Ricardo Tonassi Souto, Presidente do conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro  e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos  Estaduais  e Distrital de Educação (FONCEDE); Senhor Itamar Baptista Chagas, Coordenador  da Área Técnica da Educação da  FAMURS: e a Presidência do CEEd/RS, todos fazendo uso da palavra para uma breve saudação.

A Solenidade contou também, com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação;  da 14ª, 17ª,  20ª,  27ª, 32ª, 35ª e  36ª Coordenadorias  Regionais  de Educação/ SEDUC; da SUEPRO/RS,  das Secretarias Municipais de Educação; dos Conselhos Municipais de Educação; da UERGS; da FACED/UFRGS; do FME/Porto Alegre, do Gabinete dos Prefeitos/ Casa Civil,  da OAB Seccional RS, da ASSERS, da AOERGS, da AIERGS, das Entidade de âmbito estadual que possuem assento  no CEEd/RS (CPERS, SINPRO/RS, SINEPE/RS, UNDIME/RS, FAMU/RS e AESUFOPE); e familiares.

Prestigiou a Cerimônia, a convite do CEEd/RS, o Conselheiro Ricardo Tonassi Souto, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), que, na ocasião,  abordou o tema  “ Sistema Nacional de Educação: desafios e perspectivas”,  cujo  Projeto de Lei, no momento,  tramita na Câmara dos Deputados.

thumbnail PHOTO 2023 03 09 23 46 37 (3)
Conselheiro Ricardo Tonassi Souto.

Na ocasião,  fizeram uso da palavra os Conselheiros,  ora empossados, tendo a Conselheira Fátima assim se manifestado:

“Estar à frente do Conselho Estadual de Educação e assumir este novo período é um grande compromisso que o faço por acreditar na educação, acreditar que efetivamente transforma a vida das pessoas e este direito só será alcançado se conseguirmos garantir políticas públicas educacionais comprometidas com o acesso, a permanência, a formação de professores, a valorização da carreira docente, espaços escolares que oportunizem a leitura, a pesquisa, o esporte, a alimentação, o acesso à tecnologia, a ampliação do tempo escolar, o reforço, a intersetorialidade, uma escola que acolha, que encante, que ensine.

Temos um grande compromisso com todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos que tem na educação a esperança de melhorar seu presente e construir um futuro, por meio de nossas decisões. Enquanto Conselho,  somos responsáveis por grande parte desta construção, somos corresponsáveis pela educação que é ofertada pelo Sistema Estadual de Ensino.”

00:00:00/00:00:00

Posse da Presidência do Conselho Estadual de Educação 2023