CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU LIVE - CRISE CLIMÁTICA

A Organização da Educação Gaúcha diante da Crise Climática

live 29 05 2024 - Palestrantes
Live 29/05/2024 - Palestrtantes - Foto: CEEd/RS

Na tarde do dia 29 de maio de 2024 (quarta-feira), às 15 horas o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) promoveu  live que abordou o tema: A Organização da Educação Gaúcha diante da Crise Climática, com o objetivo de debater contextos, aprendizagens e base legal: Parecer CNE/CP nº 11/2024; Resolução CNE/CP nº 01/2024 e o Parecer do CEEd nº 01/2024.

LIVE 29 05 CEEd RS
LIVE 29 05 CEEd RS - Foto: CEEd

A live teve como convidados o Prof. Dr, Luiz Roberto Liza Curi, Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE);  a Profª Dra. Raquel Teixeira, Secretária Estadual de Educação do RS   e o  Prof. Charles dos Santos, Coordenador da Uncme/RS e como mediador o Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha, Presidente do CEEd/RS.

A  atividade iniciou com a manifestação  do Presidente, Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha, dando ciência da motivação que levou o Conselho a promover a live e fez breve comentário sobre os  Atos exarados pelo Conselho Nacional de Educação e pelo próprio CEEd/RS que orientam os Sistemas de Ensino (estadual e municipais), os mantenedores e os estabelecimentos de ensino, como  agirem  frente aos efeitos dessa  calamidade  climática que assolou o Estado do Rio Grande do Sul, neste mês de maio de 2024.

A Senhora Secretária fez explanação sobre as ações que, imediatamente, foram tomadas pela Secretaria da Educação (Seduc)  e daquelas que ainda estão sendo pensadas para o enfrentamento  da situação  que se apresentou e que continua requerendo muita atenção.

O Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) inicialmente manifestou sua solidariedade com os gaúchos que estão enfrentando tempos difíceis e fez comentários sobre os Atos do CNE,  exarados contendo orientações  para os Sistemas e Ensinbo diante da calamidade climática que o RS  está enfrentando.

O Coordenador da Uncme/RS trouxe dados sobre os Sistemas Municipais de Ensino, os quais estão dando suporte às Secretarias Municipais de Educação  Informa as realidades intensas no RS, as quais foram obtidas por meio de pesquisas às Regionais realizadas pela Entidade. Menciona a Orientação 03 da UNCME-RS, que alinhou orientações complementares às Normativas Nacionais.

A atividade contou com a assistência de assessores da Secretaria Estadual de Educação do RS; das Coordenadorias Regionais de Educação; das  Secretarias Municipais de Educação e de Conselhos Municipais de Educação de vários municípios; de diretores  de  escolas,  de professores e de público em geral interessado pelo tema.  Foram em torno de 400 pessoas assistindo em tempo real, pelo canal do CEEd/RS no YouTube, com mais de 1.000 visualizações, após quatro horas de realização.

Sem dúvida a live foi de grande valia.