Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEED REALIZOU LIVE SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES EM EDUCAÇÀO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publicação:

LIVE - AS PRÁTICAS ESCOLARES EM EDUCAÇAO AMBIENTAL.- 16/07/2021
LIVE - AS PRÁTICAS ESCOLARES EM EDUCAÇAO AMBIENTAL.- 16/07/2021

Na manhã de hoje (16/7), o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) realizou uma live organizada pela Comissão Temporária/Educação Ambiental, instituída pela Portaria CEEd nº 08/2021, composta pelos Conselheiros Antônio Maria Melgarejo Saldanha, Gabriel Grabowski, Conselheira Lucia Camini bem como a Assessora Técnica Patrícia Rodrigues Braunn.  A referida Comissão tem como objetivo de objetivo promover estudos e apresentar minuta de Diretrizes Complementares para a Educação Ambiental, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino. O tema da atividade versou sobre PRÁTICAS ESCOLARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Esta atividade é o segundo de um junto de três encontros que fazem parte do processo de escuta que o Conselho está promovendo para colher subsídios para as Diretrizes de Educação Ambiental para o Sistema Estadual de Ensino do RS, e contou com a participação dos seguintes convidados:  Prof. Adílio Perin – EEEM Joceli Corrêa; Prof. Ayrton Ávila da Cruz – ETE Cruzeiro do Sul; Profª Adriana R. Cornélius – Núcleo de Formação SMED NH; Prof. .Aldoir dos Reis Júnior – Colégio Marista As. Maria;-  Profª Josiéle Demétrio Siqueira – Colégio Marista Sta. Maria;  Profª Elsira Knaak   - EEEM Joceli Corrêa. 

O objetivo da atividade de hoje foi ouvir os relatos das práticas desenvolvidas nas escolas para que possam contribuir como subsídios para a elaboração da norma estadual, em construção. Segundo o Coordenador da Comissão, Conselheiros Gabriel, temos ricas e ótimas práticas sobre a educação ambiental sendo desenvolvidas em escolas públicas estaduais e municipais e também em escolas privadas. 

 A live foi transmitida pelo canal do CEEd no YouTube e contou com a assistência de professores/assessores da Secretaria Estadual da Educação, das Coordenadorias Regionais de Educação, em especial a 2ª,5ª, 8ª, 15ª, 17ª, 27ª, 28ª, 32ª, 36ª e 39ª, escolas técnicas de vários municípios de escolas públicas e privadas de vários municípios,  representantes de Associações e Entidades, Conselheiros e assessores do CEEd/RS e público interessado pelo tema.

O próximo, e último encontro que conclui o Ciclo de Escuta, está previsto para o dia 13 de agosto de 2021.

O Conselheiro Gabriel também anunciou uma possível realização de uma live institucional,  ocasião em que serão convidados  representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e  da Comissão Interinstitucional  de Educação Ambiental (CIEA).

Site do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul