Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RS PROMOVEU ATIVIDADE SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Educação em Direitos Humanos: um caminho em consgrução na Educação Básica

Publicação:

LIVE DH 3
18173112-live-dh-3.png - Foto: CEEd/RS

Na tarde do dia 18 de setembro de 2025 (quinta-feira), às 14 horas, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) realizou a   live,   com o tema “Educação em Direitos Humanos: um caminho em construção na Educação Básica”, transmitida pelo canal  do CEEd/RS no YouTube.

A atividade foi uma iniciativa da Comissão Temporária de Educação em Direitos Humanos, instituída pela Portaria CEEd nº 37, de 07 de maio de 2025, que  designou as Conselheiras, Fabiane Cristina Martins de Oliveira, Márcia Sartor Coiro, Rose Mary Freitas da Silva, Sandra Balbé de Freitas (Coordenadora)  e o Conselheiro Antônio Maria  Melgarejo Saldanha, com o assessoramento técnico das Professoras, Kate Mariana Schneider e Neusa Maria Spillari da Silva Dembogurski, com o objetivo de promover estudos, debates e elaborar minuta de Ato, estabelecendo critérios de acompanhamento e monitoramento, em consonância com o disposto no Parecer CEEd nº 126 e na  Resolução CEEd nº 336, ambos de 02 de março de 2016.

Paulo César Carbonari
Paulo César Carbonari
Maria Cristina
Maria Cristina - Foto: CEEd/RS
Fernando de Lima Nunes
Fernando de Lima Nunes - Foto: CEEd/RS

A live contou como a abertura da Conselheira Fátima Anise Rodrigues Ehlert (Presidente do Conselho), com mediação da Conselheira Rose Mary Freitas da Silva( Membro da Comissão Temporária) e com os palestrantes: Prof. Dr. Paulo César Carbonari, Doutor em filosofia (Unisinos), membro da Coordenação Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH Brasil) e associado da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), que abordou os caminhos da Educação em Direitos Humanos: Profª Drª Maria Cristina Scherer, Doutora em Educação-Unisinos, com Pós-doutorado em Sociologia da Educação- Ubi/ Portugal. Professora na Linha III: Direitos Humanos, Educação e Tecnologias do PPGED- MDP/Uergs, que falou sobre  a Relação entre a Educação em Direitos Humanos e a formação de professores;  e o   Prof. Fernando de Lima Nunes, Mestre em Ensino de História pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História/UFRGS, professor de Ensino Médio, na área de Ciências Humanas na Rede Pública Municipal de Esteio, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Ditadura Civil-Militar, Comissão Nacional da Verdade e Direitos Humanos, que trouxe Experiências sobre a Educação em Direitos Humanos na Educação Básica.

A atividade teve como objetivo enriquecer o diálogo, mostrar que a Educação em Direitos Humanos não é apenas teoria, e sim, uma prática viva que precisa estar presente, principalmente,  na sala de aula, na gestão escolar e nas políticas públicas, para o fortalecimento de uma educação que forme cidadãos críticos, conscientes,  comprometidos com a democracia e a justiça social.

As falas dos painelistas foram seguidas de questionamentos da assistência, recebidos via chat, que foram comentados pelos mesmos. Ressalta-se que ficou  evidenciado que legislações e normas, a respeito da matéria,  são abundantes, tanto em nível federal quanto estadual; no entanto, o que falta é o  acompanhamento e monitoramento pelo poder público, das ações desenvolvidas no âmbito das escolas.

A live de hoje à tarde foi assistida por integrantes de Secretarias Municipais de Educação, de Conselhos Municipais de Educação, da UERGS, professores, Conselheiros(as), Assessores do CEEd/RS.

 

Site do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul