Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > CEEd/RS RECEBE O COLEGIADO NACIONAL DE DIRETORES E SECRETÁRIOS DE CONSELHOS DE EDUCAÇÃO - CODISE
RSS
A A A

CEEd/RS RECEBE O COLEGIADO NACIONAL DE DIRETORES E SECRETÁRIOS DE CONSELHOS DE EDUCAÇÃO - CODISE

Publicação:
Reunião do CODISE

No período de 27 a 29 de novembro de 2019, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul foi sede da XL Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação - CODISE.

O CODISE é entidade de direito privado, sem fins lucrativas, com foro no Município de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. A sede do CODISE funciona de forma itinerante, no Conselho de Educação de onde se originar o Presidente.  É o órgão de representação de Diretores e Secretários dos Conselhos de Educação, tem como objetivos: integrar as administrações dos Conselhos de Educação; contribuir para o estreitamento das relações institucionais entre os Conselhos de Educação; promover e articular o intercâmbio de experiência e de estudos específicos; discutir as questões inerentes às funções técnico-administrativas desenvolvidas nas administrações, garantindo a continuidade dos trabalhos de articulação dos sistemas de educação; divulgar iniciativas e procedimentos legais e técnico-administrativos que possam contribuir para o aperfeiçoamento organizacional dos Conselhos de Educação; contribuir para a qualificação e o aperfeiçoamento de procedimentos tecnológicos nos Conselhos de Educação e contribuir para a modernização das atividades dos Conselhos, priorizando a ética nos serviços.  O Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação – CODISE é entidade de direito privado, sem fins lucrativas, com foro em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.

Participaram do Encontro representantes de 13 (treze) Conselhos de Educação do Brasil (Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Roraima, Amazonas, Tocantins, Acre, Alagoas,  Pará, Santa Catarina, São Paulo, Amapá e Distrito Federal).

A organização da XL Reunião do CODISE ficou a cargo do órgão anfitrião, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e foram desenvolvidas e acompanhadas pela Secretária-Geral do Ceed/RS, Professora Iula Santanna Teixeira.

Foram três dias de profícuo trabalho e convívio, com ricas trocas de experiências técnico-administrativas vividas por intermédio de diálogos, relatos e palestras.

A Mesa de Abertura do Encontro, na tarde do dia 27 de novembro, contou com presença da Senhora Suely Amélia Bayum Cordeiro, Secretária do CEE-Acre e atual Presidente do CODISE, da Senhora Iula Santanna Teixeira, Secretária-Geral do CEEd/RS, do Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha, represente dos Conselheiros do CEEd/RS e a Conselheira Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, Presidente do CEDED/RS. Presentes também, a Conselheira Ana Rita Berti Bagestan (membro da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior), Assessores Técnicos e Administrativos do CEEd/RS.  Esse momento foi abrilhantado  com a apresentação do cantor mirim Vitor Custódio Henriques da Escola de Música AEARTE, em Porto Alegre. Na manhã do dia 29 de novembro o momento cultural ficou a cargo da jovem instrumentista, aluna Eduarda Guinther, do Instituto Estadual Paulo Freire, de São Sebastião do Caí, que com sua gaita-ponto encantou todos os presentes. Participaram também do Encontro, a Conselheira Ana Rita Berti Bagestan (membro da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior) e os Assessores Técniccos e Administrativo do CEEd/RS. 

Os temas abordados foram: Gestão de Conselho; o  Novo Ensino Médio, Educação a Distância, dentre outros os quais preocupam os Conselhos de Educação, Órgãos responsáveis  pelos Atos Normativos  dos Sistemas de Ensino  Estaduais.

 

Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul