Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > CEED REALIZA PLENÁRIA E AUDIÊNCIA PÚBLICA EM LAJEADO
RSS
A A A

CEED REALIZA PLENÁRIA E AUDIÊNCIA PÚBLICA EM LAJEADO

Publicação:
Plenária foa de sede

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, neste segundo semestre, está intensificando suas atividades fora de sede. Em 28 de agosto esteve em Santa Cruz, em 25 de setembro, em Lajeado; com previsão de realização de Plenária e Audiência Pública, no dia 11 de novembro no município de Feliz. Ontem (25/09), realizou atividades fora de sede, em Lajeado, em parceria com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação e a Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. A programação do dia foi aberta por um Momento Cultural com a apresentação de alunos da Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, do município de Teutônia.

A Mesa de Abertura contou com a presença do Senhor Carlos Cândido da Silva Cyrne, Presidente da FUNVATES e Vice-Reitor da UNIVATES; Conselheira Sônia Seadi Veríssimo da Fonseca, Presidente do Conselho Estadual de Educação; Profª. Rosecler Flach, Prefeita Municipal, Secretária Municipal de Paverama, representando os Secretários Municipais de Educação da Região do Vale do Taquari; Senhor Edson Weitholther, Diretor da Escola Gustavo Adolfo, convidado da UNIVATES para representar as escolas privadas da região e Senhora Cássia Cristina Benini, Coordenadora Regional de Educação da 3ª CRE (Estrela), na ocasião representando o Senhor Secretário de Estado da Educação Faisal Karam.  Após os pronunciamentos das autoridades, desfez-se a Mesa dando continuidade aos trabalhos da parte da manhã.

Essa é a 19ª Sessão Plenária que o Conselho Estadual de Educação realizou fora de sua sede, em continuidade ao projeto de descentralização de ações, iniciado no ano de 1988, com o objetivo de levar o Conselho para perto da comunidade escolar do interior do Estado.

A pauta da Sessão transcorreu dentro do rito regimental e contou com 16 propostas de Deliberações que foram apreciadas e aprovadas por voto de unanimidade dos 14 Conselheiros presentes. No inicio da Sessão, a Presidente solicitou que os Conselheiros se apresentassem mencionando a entidade estadual que os indicou para compor o Colegiado. O Colegiado estava composto pela Senhora Presidente, Conselheira Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca; Conselheiro Érico Jacó Maciel Micheal, 2º Vice-Presidente e pelos Conselheiros (as), Ana Rita Berti Bagestan, Antonio Maria Melgarejo Saldanha, Berenice Cabreira da Costa, Dulce Miriam Delan, Jane Bohn, Lucia Camini, José Amaro Hilgert, Lucia Camini, Marli Helena Kumpel da Silva, Naíma Marmitt Wadi, Raul Gomes de Oliveira Filho, Sani Belfer Cardon e Simone Goldschmidt.

A Senhora Presidente fez uma breve explanação sobre o Conselho, discorreu sobre  suas funções, atribuições, composição e fluxo dos processos, dente outros.

Na parte da tarde, aconteceu o tão esperado momento, o da  Audiência Pública sobre  “O Novo Ensino Médio”, que se iniciou com a composição da Mesa dos Trabalhos,  constituída pela Conselheira Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, Presidente do Conselho Estadual de Educação; pelo Conselheiro Érico Jacó Maciel Michel, 2º Vice-Presidente; pela Profª Ana Rita Berti Bagestan, Conselheira da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior do Conselho Estadual de Educação;  pela Profª Marta Ribeiro Bulling, da Divisão de Normatização das Políticas Educacionais da  Secretaria Estadual de Educação- SEDUC; e pelos representantes do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, de Taquari e da Escola Estadual de Educação Básica São Francisco, de Progresso. Na ocasião, os  representantes das referidas escolas relataram a experiência que estão vivendo por serem escolas integrantes do Projeto Piloto, selecionadas para procederem ao “ensaio”  do novo Ensino Médio, a ser implementado no RS. Os trabalhos foram conduzidos pelo Conselheiro Érico (CEEd/RS), 2º Vice-Presidente do Conselho. O público, constituído de professores, gestores, conselheiros municipais, alunos de cursos de licenciatura, alunos do ensino médio, assessores de secretarias municipais e de conselhos municipais, tiveram a oportunidade de  melhor compreender a dinâmica e a razão da existência do órgão normativo do Sistema Estadual de Educação. Juntos,  os órgãos normativos, (CEEd e CMEs), órgãos de execução (SEDUC e SMEDs), Mantenedoras (públicas e privadas), Escolas (públicas e privadas), deverão envidar esforços para a implementação e  sucesso na oferta do novo Ensino Médio.

Inicialmente, a Conselheira Ana Rita Berti Bagestan fez uma explanação sobre a oferta do novo Ensino Médio, com amparo na base legal e em documentos que introduzem o novo Ensino Médio na educação brasileira. Na sequência, a Conselheira Presidente do CEEd/RS apresentou as responsabilidades e competências, demandadas pela Resolução do CNE/CP nº 3, de 08 de novembro de 2018, que “atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em decorrência das alterações introduzidas na LDBEN pela Lei 13.415”, aos Órgãos normativos dos Sistemas de Ensino.

A Profª Marta Ribeiro Bulling fez uma explanação sobre a oferta no Ensino Médio ao longo dos últimos anos.

Dando continuidade às atividades propostas para a tarde deste dia (25/09), foi disponibilizado tempo para debate e questionamentos, por parte do público presente, que foram respondidos pelos integrantes da Mesa.

 

Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul