Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > CEED REALIZOU ATIVIDADES EM SANTA CRUZ DO SUL

CEED REALIZOU ATIVIDADES EM SANTA CRUZ DO SUL

Publicação:
Plenária fora de sede - Santa Cruz do sul

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul realizou atividades fora de sua sede no dia 28 de agosto, quarta feira, em Santa Cruz do Sul, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação e a Universidade de Santa Cruz – UNISC. A programação do dia  foi aberta por um Momento Cultural com a brilhante apresentação do Coral do Colégio  Mauá  de Santa Cruz do Sul. A Mesa de abertura dos trabalhos do dia contou com a presença da Senhora Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da UNISC; Conselheira Sônia Seadi Veríssimo da Fonseca, Presidente do Conselho Estadual de Educação; Professor Luis Ricardo Pinho de Moura, Coordenador Regional de Educação da 6ª CRE, nesta cerimônia representando o Senhor Secretário de Estado da Educação, Senhor Faisal Karam; Senhor Carlos Schuch, Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – AMVARP, Prefeito de Vale Verde; Senhora Joice Batisti Gassen, Coordenadora Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Secretária de Educação de Venâncio Aires; Maria Cristina Sandin Conrad, Vice-Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/RS; Professor André Henckes, Coordenador Regional da UNCME – Vale do Rio Pardo; Senhora Jaqueline Marques, Secretária Municipal de Santa Cruz; Senhora Éder da Silva Silveira, líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação – CNPq, representando também o Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC e o aluno Leandro Huber, representado os alunos das escolas da 6ª CRE que participam do Projeto Piloto. Na ocasião, fizeram o uso da palavra o Prof. Éder da UNISC; o Prof. Luís Ricardo, Coordenador  da 6ª CRE; Profª Sônia, Presidente do CEEd/RS e Profª Carmem Lúcia, Reitora da UNISC. Após, o pronunciamento das autoridades, desfez-se a mesa dando continuidade aos trabalhos para a parte da manhã.

Essa é a 18ª Sessão Plenária que o Conselho Estadual de Educação, realizou fora de sua sede, em continuidade ao projeto de descentralização de ações, iniciado no ano de 1988, com o objetivo de levar o Conselho para perto da comunidade escolar do interior do Estado.

A pauta da Sessão transcorreu dentro do rito regimental e contou com  28 propostas de Deliberações que foram apreciadas e aprovadas por voto da unanimidade dos 18 Conselheiros presentes. No inicio da Sessão a Presidente solicitou que os Conselheiros se apresentassem mencionando a entidade estadual que os indicou para compor o Colegiado. O Colegiado estava composto pela Senhora Presidente, Conselheira Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca; Conselheira Marcia Adriana de Carvalho, 1ª Vice-Presidente; Conselheiro Érico Jacó Maciel Micheal, 2º Vice-Presidente e pelos Conselheiros (as) Ana Rita Berti Bagestan, Antonio Maria Melgarejo Saldanha, Beatriz Edelweis Steiner Assmann, Berenice Cabreira da Costa, Dulce Miriam Delan, Jane Bohn, Lucia Camini, Marli Helena Kumpel da Silva, Naíma Marmitt Wadi, Odila Cancian Liberali, Raul Gomes de Oliveira Filho; Ruben Werner Goldmeyer e Sani Belfer Cardon.

A Senhora Presidente fez uma breve explanação sobre o Conselho, discorreu sobre -  suas funções, atribuições, composição e fluxo dos processos - dente outros.

Na parte da tarde, as atividades tiveram inicio com a apresentação do corpo de dança da Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, do município de Venâncio Aires. Em seguida, aconteceu a Audiência Pública, momento tão esperado pelo púbico presente, composto de Secretários Municipais, Coordenadores de CRE(s), Conselheiros Municipais, Diretores de Escolas, Alunos e Ex-Alunos da UNISC, professores e alunos.

A mesa de trabalho foi conduzida pelo Conselheiro Ruben Werner Goldmeyer, Coordenador da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior do Conselho – CEMES e composta pela Senhora Presidente do CEEd/RS, por representante da Secretaria Estadual de Educação, pelo Coordenador da 6ª CRE, pelo Diretor da Escola Estadual de Educação Básica Padre Copetti, do município de Sobradinho e por representantes da Escola Estadual Wolfram Metzler, do município de Venâncio Aires e da Conselheira Ana Rita Berti Bagestan, membro da CEMES/CEEd/RS.

Inicialmente, a Conselheira Ana Rita Berti Bagestan fez uma explanação sobre a oferta do novo ensino médio, com amparo na base legal e em documentos que introduzem o novo ensino médio na educação brasileira. Na sequência, a Conselheira Presidente do CEEd/RS apresentou as responsabilidades e competências, demandadas pela Resolução do CNE/CP nº 3, de 08 de novembro de 2018, que “atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em decorrência das alterações introduzidas na LDBEN pela Lei 13.415”, aos Órgãos normativos dos Sistemas de Ensino.

Dando continuidade às atividades propostas para a tarde deste dia (28/08), foi disponibilizado tempo para debate e questionamentos por parte do público presente que foram respondidas pelos integrantes da Mesa.

Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul