Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > CEED PROMOVE AUDIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
RSS
A A A

CEED PROMOVE AUDIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Publicação:
Mesa de Abertura

Na tarde do dia 29 de abril de 2019, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd) realizou uma Audiência Pública: Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com o objetivo de oportunizar a reflexão e o aprofundamento sobre o tema “Notório Saber na Educação Profissional e Formação Docente”, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do RS, e colher subsídios para a elaboração das Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Profissional de Nível Médio para o Sistema Estadual de Ensino.

O evento realizou-se no Auditório Paulo Freire Centro Administrativo Fernando Ferrari, Nesta Capital e contou com a presença de representantes de Escolas de Educação Profissional e Ensino Médio, públicas e privadas; Universidade; Professores; Entidades Educacionais, Assessores da Secretaria Estadual de Educação e Coordenadorias Regionais de Educação; Conselhos Municipais de Educação; representantes de Entidade de âmbito estadual que possuem cadeira no CEEd/RS; Associação dos Inspetores de Educação do RS; bem como, Conselheiros e Assessores Técnicos do CEEd.

A atividade desenvolveu-se em dois momentos distintos: primeiramente, constituição da mesa de abertura pela Presidente do Colegiado, Conselheira Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca; pela Secretária Adjunta da Secretaria Estadual de Educação, Profª Ivana Genro Flores; pelo Presidente da Comissão de Educação Profissional (CEP), Conselheiro Raul Gomes de Oliveira Filho; pelo Conselheiro integrante da CEP, Profº Gabriel Grabowski, mediador do debate e pelo palestrante convidado, Profº Dr. Gaudêncio Frigotto. O Professor Frigotto proferiu sua fala com propriedade que lhe é peculiar e em seguida respondeu aos questionamentos dos presentes. Ressaltou a importância dos Conselhos de Educação no âmbito de seus Estados aconselhando muito estudo e cautela ao normatizar questões tão polêmicas como o “notório saber”.

Num segundo momento, a Conselheira Ana Rita Berti Bagestan, integrante da Comissão de Educação Profissional e da Comissão Temporária, constituída com o objetivo de alcançar minuta de Diretrizes Curriculares Complementares para a oferta da Educação Profissional nas escolas do Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, apresentou aspectos levantados pela referida Comissão a serem considerados na elaboração da nova norma, tais como: Base Legal; Conceito de Diretriz; Organização, Planejamento e Gestão; Plano de Formação Continuada do Corpo Docente e Estágios.

Na continuidade, houve a participação dos presentes com questões práticas vivenciadas nas suas escolas e em seus municípios.  As contribuições foram de grande valia para a Comissão que está  elaborando a minuta do ato.

ACESSE AQUI O MATERIAL APRESENTADO

Caso Vossa Senhoria ou sua entidade/instituição  desejem contribuir com a Comissão Temporária  envie suas sugestões para o e-mal:  comunicacao@ceed.rs.gov.br

 

 

Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul