Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > OS VINTE ANOS DA LDB - AULA INAUGURAL DA FACED/UFRGS
RSS
A A A

OS VINTE ANOS DA LDB - AULA INAUGURAL DA FACED/UFRGS

Publicação:
OS VINTE ANOS DA LDB

Na noite de ontem, 17 de abril de 2017, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, juntamente com a Faculdade de Educação-FACED/UFRGS e o SINPRO/RS, realizaram na Sala II do Salão de Atos da UFRGS, o evento “OS VINTE ANOS DA LDB: história, impasses e perspectivas” – Aula Inaugural 2017/1” da FACED.

A Mesa de Abertura foi composta pelo Deputado Edegar Pretto, Presidente da Assembleia Legislativa do RS; pelo Professor Rui Vicente Oppermann, Reitor da UFRGS; pelo Professor Cesar Valmor Machado Lopes, Diretor da Faculdade de Educação/UFRGS; pelo Conselheiro Domingos Antônio Buffon, Presidente do Conselho Estadual de Educação/RS; pelo Professor Celso Floriano Stefanoski, Diretor do SINPRO/RS e pelo Professor Enio Mânica do CPERS/Sindicato.

O evento contou com a conferência do Prof. Carlos Roberto Jamil Cury, graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação, Pós-Graduado em Educação, atua como docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Foi membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, presidiu a CAPES, tem experiência na área do Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Lei de Diretrizes e Bases, Política Educacional, Legislação Educacional e Educação de Jovens e Adultos. É professor há 52 anos e pesquisador do CNPQ.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi sancionada em 1996, portanto completando 20 anos em dezembro passado. A magnífica Aula Inaugural ministrada pelo Prof. Jamil foi assistida por grande número de educadores, professores, alunos e público interessado nas questões educacionais, contando a história da LDB desde o antes, o durante e o depois da promulgação desse marco regulatório da Educação Nacional, abordando seus avanços e retrocessos. O objetivo da Aula Inaugural foi promover o debate sobre a trajetória da Lei, destacando as últimas reformas na educação brasileira que vem sendo implantadas.

A Aula Inaugural foi transmitida, em tempo real, pela internet pelo Núcleo de Ensino a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O evento finalizou com a leitura da Carta de Porto Alegre em Defesa da Educação, culminando com o lançamento do COMITÊ EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL.

 

Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul