CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL PRESENTE NA CONAE 2024

De 28 a 30 de janeiro de 2024 - Brasília/DF

CONAE 2024  - Presidente e 1º Vice-Presidente
CONAE 2024 - Presidente e 1º Vice-Presidente - Foto: CEEd/RS

A Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) acontece em Brasília, de 28 a 30 de janeiro de 2024, com o tema "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Delegação RS  -  CONAE 2024
Delegação RS - CONAE 2024 - Foto: CEEd/RS
CONAE 2024   Foto 2
CONAE 2024 -Delegados - Foto: CEEd/RS

Os representantes do Conselho Estadual de Educação, a Presidente Fátima Anise Rodrigues Ehlert e o 1° Vice-presidente Conselheiro Oswaldo Dalpiaz participam, acompanhados da delegação do Rio Grande do Sul, levando as demandas definidas na Conferência Estadual de Educação. Ao todo participam 80 delegados representando diversas entidades educacionais.

A Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2024, convocada de maneira extraordinária, pelo Decreto Lei nº 11.697/23, destaca-se como peça fundamental na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024-2034.

O tema central da conferência, "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável", evidencia a ênfase na promoção de uma educação inclusiva e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

A Etapa Nacional da Conferência Nacional de Educação é precedida pelas etapas municipais, intermunicipais, distrital e estaduais.

Os objetivos específicos da Conae incluem a avaliação da implementação do atual PNE, o fornecimento de subsídios para a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e a identificação de desafios e necessidades educacionais. Adicionalmente, a conferência gerará referências que guiarão a elaboração e execução dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), promovendo a cooperação federativa em educação e o fortalecimento do regime de colaboração entre os sistemas. Essa participação social ativa emerge como pilar essencial na construção de um plano educacional robusto e alinhado com os anseios e necessidades da sociedade brasileira.

Arquivos anexos